Agabê

Saúde, segurança e respeito ao meio ambiente

(11) 2813-4600

Serigrafia

Histórico

Serigrafia é uma técnica muito antiga e versátil de reprodução de imagens cujo princípio é o uso de uma máscara (estêncil) para bloquear o escoamento de tinta nas áreas que não devem ser impressas. A reprodução de imagens pelo uso de estênceis é conhecida desde tempos remotos.

Encontramos registros de sua utilização na decoração de túmulos egípcios, em artefatos gregos e em placas de sinalização no Império Romano. A partir do século III, na China, a técnica de estênceis foi aperfeiçoada com o uso do tecido de seda como suporte para a imagem – daí o nome silk utilizado pelos anglo-saxões quando referem-se a tal processo.Na Idade Média, pintava-se com betume a imagem negativa sobre um tecido. Após a secagem, utilizava-se um pincel para fazer a tinta passar pelas áreas abertas da matriz.

Esta técnica era usada para a fabricação de estandartes e uniformes militares, identificando-os, por exemplo, com a Cruz dos Cruzados.No século XIX, no Japão, os tecidos de seda passaram a ser tensionados (esticados), fixados em quadros de madeira e o estêncil gravado com cera de abelha. Essa evolução permitiu a reprodução de imagens com detalhes intrincados.

A partir do século XX, várias inovações técnicas foram sendo incorporadas: o pincel foi substituído por um rodo de borracha, introduziu-se o processo fotográfico para a gravação da matriz, ampliou-se o rol de materiais disponíveis e a seda foi substituída por tecidos sintéticos cada vez mais avançados e precisos.Com o desenvolvimento de novos tipos de emulsões, o processo de gravação atingiu níveis de definição e resolução cada vez maiores. Criaram-se vários tipos de quadros, novas tintas e equipamentos automáticos de impressão.

Assim, todo esse avanço tecnológico propiciou a criação de diversas aplicações. Hoje, existem grandes mercados nas áreas eletrônica, cerâmica, automobilística, de comunicações, vidros e tantas outras. Indústrias que tradicionalmente sempre usaram as impressões serigráficas estão cada vez mais desenvolvidas e especializadas como, por exemplo, a indústria têxtil. Pela sua versatilidade, a serigrafia continua a se desenvolver, aliada aos novos processos e materiais que surgem a cada dia.

Para aqueles que entendem seus princípios e possuem criatividade e iniciativa, as possibilidades de aplicações são infinitas.

Características

A Serigrafia, também conhecida como silk screen é um método de reprodução de imagens, considerado o mais versátil que existe. Esta flexibilidade pode ser traduzida pelos seguintes aspectos:



Impressão sobre qualquer
substrato
Utilizando a serigrafia, podemos imprimir sobre papel, papelão, plástico, tecidos, couro, madeira, metais, vidro, cerâmica, e até sobre alimentos como decorações de bolos, bolachas e chocolates com tintas comestíveis.
Impressão sobre qualquer
formato
Através desta técnica, podemos imprimir sobre uma base plana como uma folha de papel, cilíndrica como um extintor de incêndio ou frasco de desodorante, esférica como bexigas e bolas esportivas, ou até em forma irregular como corpos de eletrodomésticos, pranchas de surf e esquis.
Impressão de qualquer
tamanho
As possibilidades são infinitas. Podemos imprimir desde um micro chip de um computador que mede alguns milímetros, até cartazes de propaganda de diversos metros.
Controle preciso da
deposição de tinta
Seu maior diferencial é a possibilidade de determinar o quanto queremos depositar de material. Podemos imprimir desde algumas micra de espessura de tinta até alguns milímetros, o que nos abre para o mundo tridimensional: Saliências, texturas, relevos, efeitos visuais e aplicações técnicas.
impressão de
qualquer materia fuido
Utilizando esta técnica de impressão, podemos depositar qualquer material que tenha condição de fluir pela matriz de silk screen, que pode variar desde uma simples tinta serigráfica até produtos especiais como tintas condutoras à base de prata, cobre ou estanho, isolantes, adesivos, silicone, vidro moído, chocolate, glacês, etc.

Estas cinco características fazem da serigrafia, não apenas um processo gráfico de reprodução de imagens, mas também um processo técnico, com diversas aplicações industriais. Impressões que podem ser automatizadas, com total controle das variáveis ou até por um processo manual.

Muitos associam a serigrafia com a impressão de camisetas e auto adesivos. Mas sua utilização é muito mais abrangente e sempre surgem aplicações novas. Dificilmente nos damos conta de como a serigrafia nos envolve.
 

Aplicações

Muitos associam a serigrafia com a impressão de camisetas e auto adesivos. Mas sua utilização é muito mais abrangente e sempre surgem aplicações novas. Dificilmente nos damos conta de como a serigrafia nos envolve.

A seguir, apresentamos alguns de seus ramos de aplicação:



Publicidade exterior

A serigrafia é utilizada na confecção de placas de rua, sinais de trânsito, propaganda em outdoors, backlights, frontlights e banners. Quer em letras, áreas chapadas ou quadricromias; quer para poucas ou milhares de peças impressas.

Auto adesivos Colantes em geral para qualquer tipo de superfície, temporários ou permanentes, com a finalidade de decoração, instrução ou divulgação. Vinculação de marcas, seja em uma pequena etiqueta de uma embalagem, até na decoração de frotas de veículos.
Mercado têxtil Seu campo de aplicação é extremamente extenso. Neste mercado utiliza-se a serigrafia na impressão de bandeiras, camisetas, toalhas de banho, toalhas de mesa, lençóis, fronhas e bonés. A impressão pode ser indelével, ou em alto relevo, com finalidade visual (desde uma simples decoração até o efeito lenticular ou holográfico) ou até funcional (como uma impressão antiderrapante em meias de criança ou para hidro-ginástica). Além da impressão direta, citada nas linhas anteriores, podemos também ter a execução de transfer de plastisol ou sublimático, para a decoração de camisetas e bonés.
Brindes Sua aplicação é tão ampla quanto a criatividade nos permitir. Neste mercado utiliza-se a serigrafia para impressão em réguas, chaveiros, canetas, copos, taças, bandejas e até em balões infláveis. De qualquer material, forma e tamanho.
Embalagens Importante mercado devido a sua amplitude de aplicação. Ao observarmos as letras miúdas de uma ampola de remédio injetável, damo-nos conta do nível de detalhes que é possível conseguir em serigrafia. Também podem ser impressos frascos de perfume, desodorantes, xampus, caixas de papelão, pallets e caixas de madeira, sacolas plásticas e de cartão, etc.
Mercado gráfico Neste mercado, a serigrafia complementa a impressão por offset, podendo fornecer resultados de melhor qualidade, com cores mais vivas e permanentes, maior depósito de tinta e conseqüente alto relevo, maior flexibilidade quanto a quantidade, tipo de substrato e tinta ou material a imprimir. Temos a reprodução de obras de arte, impressão de literaturas, folhetos, cartazes, cartões de crédito, discos compactos/CDs, alto relevo em convites de casamento, cartões de visita, papelaria das empresas e impressos em gerais. Uma aplicação que está expandindo bastante é o envernizamento com verniz UV alto brilho.
Mercado eletrônico Utilizando esta técnica de impressão, podemos depositar qualquer material que tenha condição de fluir pela matriz de silk screen, que pode variar desde uma simples tinta serigráfica até produtos especiais como tintas condutoras à base de prata, cobre ou estanho, isolantes, adesivos, silicone, vidro moído, chocolate, glacês, etc.
Mercado industrial Seu maior diferencial é a possibilidade de determinar o quanto queremos depositar de material. Podemos imprimir desde algumas micra de espessura de tinta até alguns milímetros, o que nos abre para o mundo tridimensional: Saliências, texturas, relevos, efeitos visuais e aplicações técnicas.
industria cerâmica Utilizando esta técnica de impressão, podemos depositar qualquer material que tenha condição de fluir pela matriz de silk screen, que pode variar desde uma simples tinta serigráfica até produtos especiais como tintas condutoras à base de prata, cobre ou estanho, isolantes, adesivos, silicone, vidro moído, chocolate, glacês, etc.
Mercado de vidros Seu maior diferencial é a possibilidade de determinar o quanto queremos depositar de material. Podemos imprimir desde algumas micra de espessura de tinta até alguns milímetros, o que nos abre para o mundo tridimensional: Saliências, texturas, relevos, efeitos visuais e aplicações técnicas.
Decoração em geral Utilizando esta técnica de impressão, podemos depositar qualquer material que tenha condição de fluir pela matriz de silk screen, que pode variar desde uma simples tinta serigráfica até produtos especiais como tintas condutoras à base de prata, cobre ou estanho, isolantes, adesivos, silicone, vidro moído, chocolate, glacês, etc.

Como pudemos ver, o mundo das impressões serigráficas é rico em possibilidades e sempre estão aparecendo aplicações novas. Permite altíssima definição e resolução – perfeição em detalhes extremamente finos. Isto é a serigrafia: flexibilidade com qualidade. Uma técnica simples para criar visuais diferenciados e produtos funcionais.

Mas para obter sucesso, é preciso conhecer bem o processo, definir e controlar os parâmetros durante a preparação das matrizes e impressão.

A Agabê, há mais de cinco décadas apoiando seus clientes, está sempre à disposição para esclarecimentos, em nosso centro de treinamento, em palestras, feiras e eventos ou através de telefone, fax e internet.


 
 

Rua Madre de Deus, 719 - CEP 03119-001 - SP
Brasil - (11) 2813-4600 | agabe@agabe.com

Agabê by VitaminaWeb